PARANÁ [South, Capital Curitiba] - Curitiba City.      Curitiba - Brazil in HDR    Curitiba ...if more cities were like this, the world would be a better place.     One of the city buses. Part of one of the best public transportation systems in the world.

Curitiba é conhecida pelas ruas arborizadas, limpas, organizadas, conhecida pelo seus transporte público, conhecido pela sua parte histórica, conhecida pela educação entre os cidadãos.
Hoje a dica é de alguns teatros da cidade, palco de grandes peças, de shows e de concertos.
Vamos começar pela minha preferida,

1. Teatro Guaíra

Teatro Guaíra

Linda né? Pessoalmente é uma das poucas que conheço, costumava ir aos concertos da Banda Militar do 20° BIB, quando meu pai servia lá.
A história desse teatro se inicia no século XIX, quando ainda ocupava o prédio onde hoje está situado a Biblioteca Pública. O novo prédio (da foto) se tornou plano do governo na época, para isso foi criado um concurso para a escolha do projeto. 
O arquiteto Rubens Meister, 26 anos na época, ficou classificado em terceiro lugar, sendo que o primeiro e segundo colocados apresentaram projetos clássicos, com estilo semelhante aos dos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O governador seguinte, Bento Munhoz da Rocha, acabou optando pelo projeto de Meister, por considerá-lo mais condizente com a sua proposta de modernizar a capital. A localização foi alterada da Praça Rui Barbosa, que deixaria de existir para abrigar o prédio, para uma área maior, de um quarteirão inteiro, situada em uma das faces da Praça Santos Andrade. Sendo assim, o projeto inicial pôde ser ampliado, formando um complexo arquitetônico com três auditórios e todas as dependências necessárias para a produção de peças e espetáculos, com salas de ensaios, ateliê de costura e oficina cenográfica, entre outras dependências.

Teatro Guaíra - Curitiba Brasil Theater architecture Teatro Guaíra

Teatro Guaíra: Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante  Guairinha Primeiro auditório a ser inaugurado no Teatro Guaíra, em 1954, e importante cenário na história do teatro paranaense. A primeira peça  teatral exibida ali foi "Vivendo em Pecado", de Terence Rattigan, com a companhia Dulcina.  Conta com 496 lugares divididos entre plateia e balcão.


Quer saber mais? Espetáculos em cartaz, horários, entre outros? Visite a página do Teatro Guaíra.

  1. Endereço: Rua XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba - PR, 80020-310
  2. Telefone: (41) 3302-7900


2. Teatro Paiol


Iluminação do Teatro Paiol, Curitiba/Paraná - foto Gilson Camargo

 Construída em 1873, anteriormente usado pelo Exército Brasileiro como arsenal de pólvora e munições. Uma construção diferenciada por ser circular, chama a atenção de muitos que passam por perto.
Após sua desativação, a municipalidade de Curitiba transformou-o em espaço cultural e cênico, inaugurando o Teatro Paiol em 27 de dezembro de 1971.
As características originais da construção foram mantidas. O antigo paiol foi convertido em um auditório de arena para 225 espectadores, em projeto arquitetônico de Abrão Assad.
A inauguração do espaço contou com a presença dos artistas Toquinho, Marília Medalha e Vinícius de Moraes, que batizou o espaço com uma dose de uísque e compôs em sua homenagem a canção Paiol de Pólvora.








Teatro Paiol

Endereço: Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho
Contato: (41) 3213-1340 
Quer saber mais? Acesse o site do Teatro Paiol!

3. Ópera de Arame

Lateral da Ópera de Arame, Curitiba, Paraná, Brazil.

Foi montada em apenas 75 dias e inaugurada em 18 de março de 1992. Passou por uma reforma para manutenção e melhorias na segurança, concluída em meados de 2006.
O auditório tinha capacidade física para 2,1 mil espectadores, mas após a reforma de 2006, limitou-se a entrada para um máximo de mil pessoas, visando a preservação da estrutura.
De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e mesmo autor do projeto da Unilivre. As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame.
Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.
   Wire Opera house Curitiba - Brazil special places  Ópera de Arame - Curitiba/PR Ópera de arame. Curitiba
Ópera de Arame, Curtiba, Parana, Brazil

Teatro Ópera de Arame  Ópera de Arame - Curitiba City (and capital), State of Paraná.

Essas foram os teatros que mais admiro por sua arquitetura, imponência, acústica e localização (o meio em que se encontra). A localização da Ópera de Arame é ímpar, mais uma das que conheço pessoalmente.
Espero que quando forem a Curitiba não deixem de conhecer esses três lugares e que curtam assim como eu. 

Até a próxima!

Pesquisas: Wikipédia e Prefeitura de Curitiba
Imagens: Google Images e Pinterest


Deixe um comentário