sótãodamente: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL  7 DE SETEMBRO...:


Todos sabemos qual é a comemoração do dia 7 de setembro. As aulas de história nos contaram isso!
Mas ao contrário do que superficialmente se fala nas aulas da escola o ato de proclamação de independência não foi heroico e sim estratégico.
O Brasil, até então colônia de Portugal se via explorado em todos os sentidos pela coroa portuguesa, desde agricultura, como mineral, e também com os elevados impostos - principalmente depois que a coroa fugida veio aqui parar.
Dom Pedro I, então príncipe regente se viu em uma situação nada confortável. As pressões vinham dos dois lados e ele precisava tomar uma decisão.
Acho importante que se faça saber a verdade sobre a história que muitas vezes ao nos ser contada parece muito heroico e na verdade nada é. Muito se fala sobre a política atual e suas consequências, mas o passado também teve muita corrupção, muita mentira, muito jogo de interesses.
Há quem conte que no ato da proclamação D. Pedro I estava montado em um burro e não em um cavalo esplendoroso como as pinturas relatam.

Quem aí conhece o Hino da Independência? 
Escrito por Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I.
Evaristo da Veiga era súdito fiel de Dom João VI e vivia na corte, declamou poesias de sua autoria no casamento de D. Pedro I e Dona Leopoldina. 
Vivera o período romancista da escola literária e aí entendemos melhor o teor da letra do Hino da Independência.

Sejamos sinceros, com tais autores quem duvidaria termos um hino tão belo para celebrar tal dia? 
Nunca, jamais, se leria e ouviria a verdade tal como ela foi, retratada no Hino.

Dom Pedro I   7 de setembro Independência do Brasil:


Leia mais sobre essa e outras histórias que compõe o conjunto da história do Brasil!
Recomendo o livro: Guia do politicamente incorreto da história do Brasil, do Leandro Marloch e editora Leya.
Vale a pena!

Bom pessoal, é isso!
Precisamos modificar a história do Brasil, mas não devemos glorificar o passado, antes de tudo devemos conhecê-la. Do estudo que fiz sobre o Hino da Independência e da proclamação de independência concluo que jogos de interesses próprios sempre houveram e ainda perpetuam!

>> Imagens: Pinterest.
>> Vídeo: Youtube.