bonsai                                                                                                                                                     Mais:


  Com a atual sociedade se desenvolvendo cada vez mais verticalmente, ou seja, habitando em prédios, a necessidade de adaptação se faz necessária e isso fica ainda melhor se houver possibilidade de cultivar seus próprios alimentos.

Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai) significa "árvore em bandeja" ou "árvore num vaso".

  Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar plantado num vaso raso e pequeno. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
  O Bonsai não se trata de uma espécie vegetal específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la” inspirando-se em formas existentes na natureza. Não há árvore de Bonsai, mas árvores que se transformam pelo processo de Bonsai. Na prática, é a arte de selecionar e transformar árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica na natureza.
Mexerica Pokan em vaso:
  Embora a palavra ‘Bon-sai’ seja japonesa, a arte que ela descreve tem origem no império chinês.     Por volta do ano 700 a.C. os chineses começaram a arte do ‘pun-sai’, usando técnicas especiais para cultivar árvores anãs em bandejas. Originalmente, apenas a elite da sociedade praticava o pun-tsai com espécimes coletadas nativas, e, assim, as árvores foram espalhadas por toda a China como presentes de luxo. Durante o Período Kamakura, período em que o Japão adotou a maior parte das marcas registradas culturais da China, a arte de cultivar árvores em bandejas foi introduzida no Japão.   Os japoneses desenvolveram o Bonsai ao longo de certas regras devido à influência do zen-budismo e do fato de que o Japão tem apenas 4% do tamanho da China continental. A variedade de formas de paisagem era, portanto, muito mais limitada. Muitas técnicas, estilos e ferramentas largamente conhecidos hoje foram desenvolvidos no Japão a partir de originais chineses. Embora conhecido de forma limitada fora da Ásia por três séculos, só recentemente o Bonsai tem sido verdadeiramente difundido fora de seus países de origem.
  Atualmente os Bonsais adquiriram mais uma "categoria" que além de apenas serem decorativas (as ornamentais), passaram a ser também frutíferas.
  Se tratando da forma de construção de nossa sociedade podemos dizer que unimos o útil ao agradável, pois assim temos nossa própria produção de frutas, livres de agrotóxicos e outros componentes químicos, além de enriquecer a decoração dos espaços.
        
E então, o que acharam?


>> Imagens: Pinterest
>> Pesquisa: Wikipédia 




Att.


Deixe um comentário